
Shu era o marido de Tefnut, e pai de Nut e Geb, ele juntamente com a sua mulher foram os primeiros deuses a serem criadospor Atum. Shu era o deus do ar e da luz solar, a função do mesmo era segurar o corpo de Nut e separar o céu da terra (mais uma explicação que os egípcios arranjaram para a razão do céu estar separado da terra).
Geb era o pai de Osiris,Isis, Seth e Nephythys, era associado à fertilidade e à terra, acreditava-se que os sismos eram as gargalhadas de Geb.
O mito dos três deuses:
Fora dito ao Rá, que os seus netos, Nut e Geb iriam ter um bebe que iria subir ao trono sobre as duas terras, Rá ouvindo isto ficou furioso e determinado a impedir que esta profecia se concretiza-se, proibindo assim Nut e Geb de estar juntos, ordenou então ao seu filho Shu, pai de Nut e Geb para separá-los para toda a eternidade. Como o deus Shu era forte, conseguiu erguer a sua própria filha para o alto, longe de Ra, deixando Geb embaixo.
No entanto Nut conseguiu engravidar, e Rá ficou ainda mais furioso, planeando como poderia evitar o nascimento do herdeiro, e assim decretou que não haveria um único dia dentro dos 360 dias do ano em que Nut seria autorizada a dar à luz
Nut, desesperada suplicou a Thoth, deus da magia e do conhecimento, a solução para o seu problema. Thoth foi falar com Khonsu, o deus das fases da lua, para os mesmos jogarem um jogo de tabuleiro chamado Senet no qual conseguiu persuadir a Khonsu a apostar um pouco da sua luz, quanto mais durava mais o Khonsu apostava. Thoth era o deus mais sábio, e no final do jogo conseguiu arrecadar mais 5 dias que Nut necessitava para dar à luz aos seus cinco filhos, Thoth adicionou esses dias a mais no final do velho ano e no ínicio do novo, assim os mesmos não pertenciam a nenhum dia e a nenhum ano, graças a essa sabedoria a maldição de Ra foi anulada e Nut conseguiu dar à luz aos seus cinco filhos Osiris, Seth, Horus, Isis e Nephythys
Nenhum comentário: